Empreendimentos, Santa Catarina

Por que o novo aeroporto internacional de Florianópolis vai mexer com o mercado imobiliário da região?

Aeroporto Internacional Hercílio Luz trará um impacto positivo à capital catarinense

Aeroporto Florianópolis

Imagem: Pixabay

 

Muitos aeroportos do mundo foram construídos como autênticos monumentos arquitetônicos para o progresso da aviação nacional e internacional, e os passageiros se acostumaram a uma ostentação sumptuosa de design que pouco tem a ver com as funções destinadas a executar num terminal. Mas que dão personalidade e estilo ao momento de viajar.

Este é o caso do novo terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que começa a operar nesta terça-feira, dia 1º de outubro de 2019, e que foi construído com conceitos modernos e expressivos de design, visando atender o dobro de passageiros em relação ao terminal anterior e se destacar como um dos aeroportos mais bonitos e com tecnologia de ponta do Brasil.

Necessidade de ampliação

O meio natural do desenvolvimento do transporte aéreo é o espaço aéreo e, para operar nele, a aeronave precisa de instalações de superfície. No conceito convencional assumido como sistema de transporte aéreo, os aviões e os aeroportos estão subordinados ao serviço do passageiro.

É justamente ele a causa do efeito produzido pelos responsáveis ​​pela construção de aeroportos, de empreender a implementação das instalações necessárias para atender ao público com excelência nessa prestação de serviços.

No caso de Florianópolis, ele poderá ser de 8 milhões de passageiros ao ano, contra 4 milhões do antigo aeroporto, que em breve será fechado ao público e só irá realizar operações de cargas. No interior do terminal, o primeiro saguão é destinado à área de check-in, contando com 44 guichês disponibilizados para o atendimento dessa expectativa bastante expressiva de passageiros, que poderão utilizar um elevador panorâmico ou escadas rolantes para chegar às salas de embarque.

Investimento expressivo

O investimento em um terminal de passageiros é um dos principais elementos do custo de infraestrutura de um aeroporto. No caso de Florianópolis, foram investidos R$ 570 milhões na obra para um espaço de 49 mil metros quadrados.

Além do espaço destinado a salas de embarque, o novo aeroporto de Florianópolis terá um espaço externo, batizado de Boulevard 14/32, com área de alimentação, de serviços e também de entretenimento, vindo no futuro a receber shows e exposições diversas. O local também possui um terraço panorâmico para visualização de pousos e decolagens.

Certamente, tal investimento demonstra otimismo do setor aeroviário no Brasil, justamente num período onde carecemos superar limitações de tarifas, restrições de moeda em relação ao dólar e, sobretudo, à necessidade de mantermos ainda em nosso espaço aéreo algumas das frotas mais antigas da América do Sul, com aeronaves fabricadas há mais de 15 ou 20 anos atrás.

Novas possibilidades de destinos

O novo aeroporto de Floripa é verdadeiramente um projeto que tem potencial à altura da cidade e também do Estado de Santa Catarina, pois cria uma excelente oportunidade para atrair novos voos internacionais de longa distância para a capital catarinense, além de ser rota também para conexões, especialmente entre cidades do hemisfério sul.

Para isso, o novo aeroporto conta com 13 portões de embarque e 10 fingers para acesso aos aviões, sendo dois deles aptos a receber aeronaves de grande porte, como um Airbus A380 ou um Boeing 747.

Impacto na geração de empregos

A realidade é que o novo aeroporto trouxe um impacto surpreendente no nível econômico para a cidade de Florianópolis, pois o projeto aumentou a oferta de empregos (principalmente no setor de construção civil, chegando a ter 1,3 mil operários trabalhando em três turnos), além de manter uma visão de negócios internacionais no país, com a abertura de trechos entre diversas companhias aéreas latino-americanas.

Além do mais, por definição, aeroportos são espaços localizados em terra onde as operações aéreas começam e terminam. Na verdade, eles são muito mais complexos do que isso porque possuem áreas de segurança, contenção, áreas estéreis, trilhos, balcão, hangares, oficinas, duty free, serviços complementares, plataformas, torre de controle, serviços de navegação aérea, segurança, estacionamento, manuseio de carga, entre centenas de outras áreas.

E também para todos esses quesitos haverá uma nova demanda de postos de trabalho com a inauguração do novo aeroporto de Floripa, com a geração de cerca de 700 vagas de empregos permanentes para os locais de atendimento aos passageiros e também visitantes.

Influência no mercado imobiliário

No setor imobiliário, as empresas imobiliárias em Florianópolis já começam a sentir o amplo impacto do novo aeroporto na cidade, visto que diversos empresários do setor de construção civil e também de profissionais que trabalharão no novo aeroporto estão realizando diversas pesquisas de imóveis para alugar ou comprar na região. Um motivo que justifica isso é o fato de que a capacidade do aeroporto dobrou, o que irá atrair mais gente para a cidade, permitindo maior flexibilidade de acesso a outros destinos e também de escalas.

Nas imediações do novo aeroporto, que fica no bairro Carianos, no sul da ilha, os terrenos em Florianópolis ainda disponíveis também estão apresentando aumento na procura, especialmente por parte de empresas de aluguel de veículos, redes de hotéis, estacionamentos privados e investidores indiretos. Afinal, com o crescimento de demanda de passageiros, também dobrará a necessidade por esse tipo de serviços.

Impacto no turismo da região

O novo terminal aéreo de Florianópolis pode, também, representar um salto no potencial turístico econômico catarinense, que atualmente responde por 13% do PIB total do Estado. E isso poderá trazer vantagens não somente para o setor local, mas também para os turistas, que terão a opção de mais de 120 voos ao dia durante a alta temporada.

Contando com diversas marcas e lojas, além de restaurantes e lanchonetes, o novo aeroporto possui padrões de primeiro mundo e certamente irá proporcionar maior conforto para os turistas que visitam a cidade e as praias catarinenses.

Agora que você acompanhou os motivos que fazem do novo aeroporto uma mudança importante para uma capital tão importante quanto Florianópolis e a representatividade disso para a comunidade local e o mercado imobiliário da região, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa novidade!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...