Arquitetura, Educação, Empreendimentos, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

O que é walkability?

É um termo em inglês utilizado para definir a qualidade e acessibilidade de um determinado local para quem anda a pé; algo como caminhabilidade. 

Vários fatores indicam a walkability de uma rua, como: sua largura e qualidade das calçadas, arborização, iluminação, percepção de segurança, mobiliário urbano, sinalização entre outros..

E o chamado Novo Urbanismo contempla essa dentre entre outras questões para o resgate da qualidade de vida e melhor relacionamento entre o homem e a cidade em si.

Para que haja melhoria na qualidade ambiental, redução da poluição e economia de energia, é essencial que as cidades deixem de ser concebidas para carros e passem a focar nas pessoas e nas suas necessidades relacionadas à segurança, à mobilidade e ao lazer.

Belos exemplos de walkability altas são os bairros: Novo Campeche e Jurerê Internacional em Florianópolis, onde podemos realizar toda e qualquer tarefa ou lazer a pé ou de bike.

Para projetar locais focado em aumentar a walkability do local, é preciso pensar na redistribuição do espaço público, o que pode significar restrição do espaço de automóveis. 

Plantar mais árvores, construir mais calçadas e ciclovias e estabelecer novas zonas de lazer, também são maneiras de diminuir o congestionamento viário e incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis, como as caminhadas e a bike.

Tudo isso aumenta a Walkability do bairro e consequentemente a qualidade de vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...