Santa Catarina

Florianópolis cidade para Empreender.

Florianópolis é a segunda melhor cidade para se empreender no Brasil, é o que aponta o Índice de Cidades Empreendedoras feito pela Endeavor em parceria com a  Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A capital catarinense ficou somente atrás de São Paulo, que tem população quase 20 vezes maior.

As condições de inovação e capital humano foram os destaques da cidade, que ocupou a primeira posição nos dois pilares.

Um conjunto de ações contribuem para o desenvolvimento de Florianópolis e do estado como um ecossistema empreendedor.

Uma parceria já alguns anos firmada entre a Prefeitura de Florianópolis e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) criou a Rede de Inovação, uma iniciativa pioneira no país que reúne quatro centros de inovação com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo ativando o ecossistema empreendedor e de inovação.

No pilar inovação, em que a capital ocupa o primeiro lugar e Joinville, no norte catarinense, o quarto, foram examinados os indicadores como proporção de mestres e doutores em ciência e tecnologia, assim como de funcionários nessa área, investimentos do BNDES e da Finep, número de patentes registradas, representatividade da indústria inovadora e da economia criativa, entre outros.

O movimento empreendedor ganhou expressão na capital desde a década de 1990, quando houve um aumento do número de empresas de tecnologia e inovação se instalando e sendo criadas, o que rendeu, mais recentemente, o apelido de  “Ilha do Silício”.

Segundo dados do ACATE Tech Report 2020, a região metropolitana possui 3,9 mil empresas do setor, com faturamento de R$ 9,9 bilhões. São mais de 7 mil empreendedores e cerca de 28 mil colaboradores. 

Há dois anos, uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) criou a Rede de Inovação, uma iniciativa pioneira no país que reúne quatro centros de inovação com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município. 

Conectado diretamente a isso, Florianópolis também ficou em primeiro lugar na dimensão capital humano.

fonte dados – Economia SC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...