Beach Life Style, Educação, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

Como reduzir a ansiedade e desenvolver a saúde mental?

Frequentemente, nos sentimos ansiosos e preocupados com o futuro, ou melancólicos procurando no passado os porquês de nossa vida ser como é. Isso acontece porque, na maioria das vezes, há uma voz em nossa cabeça que não para de falar. Essas vozes internas ou esse diálogo interno são os próprios pensamentos que costumam ser predominantemente desagradáveis e negativos na maioria das pessoas.
Quando estamos com nossos pensamentos excessivamente presos no passado, resistindo a coisas que já aconteceram, é comum sentirmos tristeza, culpa, melancolia, angústias, arrependimento e depressão. Por outro lado, quando nossa mente está focada no futuro, estamos nos baseando em um cenário mental que nem existe, nos “pré-ocupando” com coisas que nem aconteceram ainda. O foco no futuro igualmente nos tira do momento presente e é a grande causa da ansiedade. 

A infelicidade que experimentamos em nossas vidas, na maioria das vezes, não é causada pela situação em que nos encontramos, mas pela forma como a percebemos, ou seja, é causada por aquilo que nossa mente está nos dizendo sobre a situação.
 
Uma forma simples de evitar que a ansiedade e os pensamentos negativos nos dominem é a pratica do silêncio por meio da meditação. Um bom começo é prestar a atenção em nossa respiração. Coloque sua atenção na ponta do seu nariz. Perceba o ar entrando e saindo pelas narinas. Mesmo buscando manter o foco na respiração, os pensamentos vão invadir a sua prática. Quando eles surgirem, apenas liberte-se deles ao expirar, sem identificar-se com eles, sem responder emocionalmente a eles. Observe o pensamento surgir, passar diante de você e depois desaparecer. Imagine como se fosse um rio em que a correnteza são os seus pensamentos. Ao invés de ser carregado pela correnteza, experimente sentar às margens do rio e observar a correnteza, ou seja, os seus pensamentos, passarem.  
Com a mente mais tranquila e focada no momento presente, conseguimos tomar decisões e agir de forma mais consciente. Viver e desfrutar um dia de cada vez é a chave para uma vida mais leve, com mais saúde e menos ansiedade. 

Luana e Camila Peter Hoefelmann – @gemeaspeter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...